Radiografia Digital

A Radiologia Odontológica é, sem dúvida, um dos melhores exemplos dos avanços significativos que a tecnologia trouxe para a área da saúde, sobretudo se considerarmos a radiografia digital.

 

Veja também:

 

A qualidade das imagens, bem como a facilidade para registrá-las, trouxeram muitos ganhos para a prática clínica, proporcionando diagnósticos mais precisos. Por isso, a radiografia é essencial no dia a dia do consultório odontológico.

Benefícios da radiografia digital

 

Nas áreas de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ortodontia, Implantodontia e Periodontia, é impossível imaginar qualquer tratamento sem a visualização prévia de imagens. Nesse sentido, a radiografia digital apresenta vantagens de curto e longo prazo. Confira:

RAPIDEZ NA ENTREGA DOS RESULTADOS

 

O processo da radiografia convencional é parecido com o de uma fotografia analógica. O chassi com a tela protege o filme radiográfico onde as imagens são registradas, que é “revelado” ao entrar em contato com líquidos processadores. Já a radiografia digital não necessita de chassis, pois ela processa as imagens usando uma placa de circuitos sensíveis à radiação. Logo depois da captura, os registros são enviados pela placa ao computador. Ainda que com o processo convencional levando poucos minutos para a geração das imagens, a digitalização permitiu que esse tempo fosse abreviado para segundos, facilitando ainda mais o dia a dia clínico. Assim, é possível ter o resultado na hora.

 

MENOS EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO

 

Receber radiação não é saudável, portanto regulamos o equipamento para emitir o mínimo possível de raios-X, sem comprometer a qualidade das imagens. Os receptores da radiografia digital são mais sensíveis à radiação. Com isso, o paciente é submetido a uma quantidade ainda menor de raios-X, sem prejudicar a qualidade das imagens, que a propósito, é superior à convencional. Esse procedimento traz benefícios tanto para o paciente quanto para o profissional.

 

PRECISÃO DOS RESULTADOS

 

Com a radiografia digital, a precisão dos diagnósticos aumentou consideravelmente. Isso ocorre porque softwares podem editar a imagem capturada, melhorando a nitidez, o contraste, a densidade e a coloração do exame. É possível também aumentar, cortar e adicionar anotações à imagem. Com isso, a visualização dos elementos radiografados fica muito melhor, e a comunicação entre os profissionais também é favorecida.

 

ARMAZENAMENTO DOS ARQUIVOS

 

As imagens da radiografia digital não precisam ser impressas, ou seja, ficam armazenadas no computador. Isso facilita bastante a organização dos arquivos de todos os pacientes do consultório. É possível manter todo o histórico do nosso público à mão, quando necessário. Outro fator importante é a segurança das informações, já que esses documentos podem ficar armazenados no sistema de gestão da clínica.

 

MENOS IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

 

Além da facilidade de armazenamento, a radiografia digital ainda oferece a vantagem de não produzir lixo, já que os arquivos não necessitam de filme e impressão. Outro aspecto a ser considerado é que o filme e os líquidos reveladores utilizados na radiografia tradicional contam com chumbo em sua composição, elemento altamente tóxico e muito prejudicial ao meio ambiente. Já com a radiografia digital, se preferirmos imprimir as imagens, podemos usar papel comum, facilmente reciclável.

Entre em Contato!

    WhatsApp chat