Clínico Geral – Clareamento Dental

Devido a diversos fatores, o escurecimento dos dentes pode ser irremediável. A ingestão de alimentos com corantes, antibióticos, o fumo, o tratamento de canal ou até mesmo a idade, por exemplo, podem fazer com que os dentes escureçam. Dessa maneira, o clareamento dental surge como ferramenta para remover manchas e pigmentações  dos dentes, dando a eles uma cor mais clara bem como um aspecto mais natural.

 

Temos alternativas para esse tipo de tratamento, tanto a técnica realizada em consultório como a técnica caseira, ambas com supervisão profissional.

Milhões de pessoas sofrem com dentes manchados e descoloridos, mas gostariam de ter um sorriso mais claro e brilhante. Nesse sentido, quando perguntamos para as pessoas o que elas mais gostariam de melhorar em seus sorrisos, a resposta mais comum é dentes mais brancos.

 

No entanto, compreender o clareamento dos dentes começa por entender as manchas nos dentes. Assim, existem dois tipos básicos de manchas que afetam seus dentes e seu sorriso:

 

  • Manchas extrínsecas ficam na superfície do dente. As causas incluem:
  • Produtos de tabaco;
  • Alimentos e bebidas como, por exemplo, frutas silvestres, café, chá e vinho tinto;
  • Tártaro (que se forma quando a placa bacteriana permanece nos dentes).
  • Manchas intrínsecas ficam abaixo da superfície, de difícil remoção. Estas manchas se tornam parte do dente e podem ser causadas por:
  • Envelhecimento;
  • Uso de flúor em excesso;
  • Alguns medicamentos tomados durante o desenvolvimento do dente;
  • Traumatismos.

 

Assim como há várias causas para as manchas e a perda de coloração, há diversas soluções. Por isso, a etapa de clareamento deverá ser realizada (quase sempre) com técnicas associadas – clareamento caseiro e clareamento de consultório, por exemplo – com a supervisão do profissional.

 

Como o clareamento dental é feito?

 

No tratamento realizado no consultório, primeiramente as gengivas são protegidas com uma barreira gengival e então aplicado o gel de clareamento. Logo após essa etapa é realizada a aplicação do gel sobre a estrutura dental, aguardando o período preconizado pelo fabricante com a possibilidade de substituição ou não do produto durante o processo.

 

Além disso, o uso da fonte de luz é facultativa e varia conforme a técnica empregada para o clareamento.  Assim, no caso da técnica caseira, a partir dos modelos do paciente, são confeccionadas duas placas de silicone nas quais será acomodado o gel pelo período mínimo de duas horas por dia de uso.

 

Por fim, a duração do tratamento varia de acordo com o paciente, assim como o aparecimento do resultado final. Em média, esse processo dura de 4 a 6 semanas.

Entre em Contato!

    WhatsApp chat