Clínico Geral – Ortodontia Convencional

A ortodontia é a especialidade dentro da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dos dentes e também da face. Além disso, estuda o crescimento e desenvolvimento crânio-facial, bem como das dentições decíduas, mistas e permanentes, e seus desvios de normalidade. Dessa forma, previne, intercepta e corrige as más oclusões.

 

Além da estética, outra função do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária. É fundamental para a correta mastigação e, por consequência, adequada nutrição e saúde bucal. Assim, com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação têmporo-mandibular. A Top Odontologia oferece tratamentos com aparelho fixo e móvel.

Tipos de aparelhos na ortodontia

 

O bráquete do aparelho fixo pode ser metálico ou estético. O aparelho estético é uma ótima opção para adultos e jovens que procuram um tratamento ortodôntico, mas não querem o bom e velho “sorriso metálico” ou um sorriso com aspecto infantilizado. Além da cerâmica, que é um dos materiais de eleição para os tratamentos em adultos, ainda disponibilizamos aparelhos em safira.

 

Esteticamente, ambos têm um apelo bastante interessante. Isso porque a Safira também apresenta características como, por exemplo, translucidez. Além disso, nem a cerâmica nem a safira sofrem alteração de cor durante o tratamento. No entanto, as ligas elásticas que seguram o arco junto aos bráquetes são transparentes e devem ser trocadas a cada manutenção. Por isso é importante que o paciente compareça ao consultório nas consultas de rotina. Temos outras opções de tratamentos ortodônticos, (autoligados), através de novas técnicas e tecnologias que dispensam o uso desses elásticos.

 

Veja também:

 

Nesses casos, temos apenas a composição bráquete + arco. Ainda assim, alguns componentes elásticos podem ser necessários durante o tratamento de acordo com o movimento que se quer alcançar. Entretanto, via de regra, a fim de que o atrito seja diminuído, não utilizamos ligas elásticas nesse sistema, uma vez que o próprio bráquete possui um sistema de “clip” capaz de abraçar e prender o arco que estiver sendo utilizado.

 

Por fim, para as crianças que ainda estão em fase de desenvolvimento, ainda existe a possibilidade de tratamentos com ortopedia funcional. Nesse sentido, os aparelhos móveis são utilizados para remodelar o osso, alterando e direcionando o seu crescimento.

Entre em Contato!

    WhatsApp chat