Aftas

Aftas

Aftas são lesões provocadas por um processo inflamatório, geralmente em formato oval e com coloração branca ou amarela. Apesar de não representarem algo de maior gravidade, são uma das principais causas de desconforto e de queixas relacionadas a problemas na boca.

A maioria das aftas aparece na parte interna da boca, na língua ou na porção interna dos lábios. Aquelas que surgem em locais com maior contato com os alimentos podem demorar mais para desaparecer, mas, em geral, essas lesões somem entre uma e duas semanas.

As aftas mais comuns podem ser pequenas ou grandes — e há também aquelas formadas pelo agrupamento de diversas e diminutas lesões. As formações maiores tendem a apresentar um tempo de cura maior, ultrapassando seis semanas. Elas ainda podem estar associadas a linfonodos, as populares ínguas, no pescoço, o que também representa uma causa de mal-estar.

O surgimento do problema ainda não é totalmente esclarecido pela ciência. Acredita-se que ele esteja ligado a alterações gerais de saúde, como queda da imunidade, estresse, disfunções hormonais, alergias a alimentos, deficiências de vitaminas e minerais e mesmo refluxo gastroesofágico. Comidas e bebidas ácidas, tabagismo e o uso de alguns medicamentos também são associados às aftas, assim como o uso de prótese bucal, que, quando mal colocada, provoca feridas e aumenta o risco do incômodo. Traumas no momento da escovação também podem causar esse problema.

É sinal de perigo?

Isoladamente, as aftas em si não representam uma ameaça à saúde. Mas devemos ter em mente que elas podem ser um sinal de uma doença sistêmica. Por isso, vale prestar atenção se são frequentes ou apresentam um tamanho muito grande.

Quando as lesões demoram mais de três semanas para cicatrizar, apresentam indícios de infecção e/ou aparecem junto a febre, cansaço e perda de apetite, é recomendável procurar um cirurgião-dentista para que a boca seja examinada e se faça um diagnóstico correto.

WhatsApp chat