harmonizacao

Clínico Geral – Harmonização Orofacial

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, muito utilizada na harmonização facial, tornou-se um ótimo meio auxiliar no tratamento de várias desordens e problemas odontológicos da atualidade. Após muito estudo e pesquisas cientificas, vem se tornando um aliado do cirurgião-dentista por trazer grandes benefícios ao paciente.

 

A toxina atua impedindo a contração muscular, promove relaxamento e alívio. Além disso, minimiza, dentro do ponto de vista estético, as rugas e marcas de expressão.

Entre as linhas tratadas estão, por exemplo, as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos).

 

Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Assim, impede, parcial ou totalmente, a contração muscular. Podemos, então, utilizá-la também de forma terapêutica nos tratamentos de bruxismo; apertamento; mais especificamente agindo sobre a ação do músculo masseter.

 

Os tratamentos terapêuticos, geralmente, são associados a placas rígidas que desprogramam os contatos oclusais promovendo um relaxamento da região. Além disso, a correção do sorriso gengival também é uma tendência para aplicação da toxina.

 

Veja também:

 

Para os pacientes que expõe uma extensa camada de gengiva ao sorrir esse tratamento é indicado. Conseguimos, dessa forma, relaxar o lábio a ponto de deixá-lo mais baixo, sem que o colar todo de gengiva fique aparente.

 

Dores orofaciais, enxaqueca e alterações na tonicidade muscular também são indicações para aplicação da toxina. Entretanto, a toxina botulínica vem em frascos como o pó, sendo necessária diluição com soro fisiológico.

 

Ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5 cm de um ponto para o outro, utiliza-se a aplicação rápida e sem a necessidade de anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, mas o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista para que o resultado seja o mais natural possível.

 

A duração do efeito da toxina varia de 4 a 6 meses, conforme a rotina do paciente, e não se deve fazer uma reaplicação com intervalos menores do que 3 meses. Desse modo, o paciente não cria uma resistência ao efeito do produto.

Após a aplicação para harmonização orofacial sugerimos algumas recomendações aos nossos pacientes:

  • Evitar esforços físicos excessivos por um período de 24 horas.
  • Evitar deitar-se por um período de até 4 horas após o procedimento.
  • Não olhar por muito tempo para baixo, exemplo no uso do celular.
  • É aconselhado o uso de protetor solar caso se exponha ao sol nas primeiras 48 horas.
  • Você pode maquiar-se normalmente após 12 horas do procedimento.
  • Não massagear as regiões da aplicação. Você pode movimentar os  músculos normalmente, mas lembre-se não massageie!

Preenchimento Facial

O Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico é uma técnica de rejuvenescimento e harmonização indicada no preenchimento de sulcos faciais, rugas, lábios finos e no tratamento de depressões no rosto, por exemplo, de forma muito rápida.

 

O procedimento estimula ainda a produção de colágeno, agindo no combate do envelhecimento da pele. O ácido hialurônico é uma molécula presente no organismo, responsável por atrair e reter a água ao seu redor, dando mais firmeza e textura homogênea à pele.

 

Logo após os 25 anos, a quantidade dele no organismo começa a diminuir e, assim, os primeiros sinais de envelhecimento, como, por exemplo, rugas e ressecamento, começam a aparecer.

 

O procedimento de aplicação é seguro e sua durabilidade varia de acordo com a absorção de cada organismo, podendo variar entre 8 a 10 meses.

Diferenciais:

  • Melhora o contorno e aumenta o volume de áreas com flacidez
  • Atua melhorando a textura e a hidratação da região tratada
  • Estimula o colágeno da pele, sendo um potente mecanismo para prevenir sinais da idade
  • Aliado no combate do envelhecimento da pele, promovendo o rejuvenescimento facial.

 Alguns exemplos de Áreas Tratadas:

  • Região malar (bochechas), aumentando o tônus e o volume da região;
  • Região da mandíbula e lábios, repondo volume e amenizando o aspecto de boca fina. Além disso, realçar o contorno dos lábios ou mesmo torná-los mais volumosos é o desejo de diversos pacientes que buscam renovar e rejuvenescer o visual. Por isso, a técnica de preenchimento labial é a mais indicada e pode atender as mais variadas necessidades culminando em resultados únicos. A técnica pode variar, o que vai de acordo com a necessidade de cada paciente. Os preenchimentos podem funcionar no realce do contorno dos lábios ou então no aumento do volume;
  • Rugas em volta da boca e nos cantos da boca – código de barras, bigode chinês e linha de marionete.

Antes da aplicação:

Para que os resultados da harmonização sejam satisfatórios e naturais, é importante que o paciente esteja bem descansado. Assim evitamos que inchaços locais dificultem a visualização real dos sulcos. A anestesia é local e, normalmente, feita através de pomada anestésica ou anestesia odontológica.

Após a aplicação:

Logo depois do procedimento, é recomendado evitar a movimentação das áreas que receberam as aplicações e, também, a exposição ao sol. O surgimento de alguns edemas (e roxos) é natural e costumam desaparecer em algumas semanas. Invariavelmente, o paciente deve seguir as recomendações do profissional, que pode sugerir o uso de compressas de gelo.

Entre em Contato!

    WhatsApp chat